Home Banco de Sangue Doe com responsabilidade Banco de Sangue Sobre

Sangue é uma substância nobre, responsável pelo transporte do principal combustível de nosso organismo, o oxigênio. Apesar das inúmeras tentativas de se criar um substituto, ainda não pode ser produzido industrialmente. Diariamente, milhares de pessoas precisam de sangue. Sem sangue, a saúde entra em colapso. Não é tarefa fácil manter os estoques. Por isso, cabe a cada um de nós pensar de que maneira um gesto espontâneo como esse pode mudar para sempre a vida de alguém.

Pessoas saudáveis podem e devem doar. Lembre-se: pode ser que um dia alguma pessoa de quem você goste muito (parente, amigo) venha a precisar de sangue. Inclusive você mesmo!

imagem
Doe com responsabilidade - INGOH - Instituto Goiano de Oncologia e HematologiaINGOH - Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia
Banco de Sangue Unidades

Doe com responsabilidade

Responda com sinceridade às perguntas que antecedem à doação. Nunca altere as informações para "não perder a viagem" ou porque necessita do Atestado naquele dia.

Além disso, esta entrevista é especialmente importante para reduzir a possibilidade de transmissão de doenças ao paciente que vai receber o sangue. Para a maioria das doenças, existe um período chamado de janela imunológica, que é o intervalo entre a contaminação pela doença e sua detecção em exames de sangue. A utilização de técnicas de biologia molecular, como o NAT, reduz bastante este período, mas ele ainda existe. Neste intervalo, os testes são negativos, mas o sangue é capaz de transmitir doenças.

Nunca doe sangue se você quiser apenas fazer seu teste para HIV. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita. Em Goiânia, o Centro de Testagem e Aconselhamento, encontra-se no endereço abaixo:

- CTA - Goiânia / Centro de Referencia e diagnóstico e Terapêutica em DST/Aids

Av. Contorno, nº 2151 CEP 74.063-350 - Setor Norte Ferroviário - Goiânia - GOIÁS

TEL.:(62) 3524-8705

Em caso de dúvida, entre em contato com o telefone 0800-61-1997.