INCA lança estimativa anual para triênio 2023-2025. Qualidade de vida e hábitos diários influenciam nos diagnósticos
704 mil novos casos de câncer de mama para 2023 – O Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), divulga estatísticas sobre o cenário neoplásico do país com objetivo de organizar políticas públicas e aprimorar a assistência à população. Aproximadamente 20 neoplasias são contabilizadas e, entre elas, o câncer de pele não melanoma segue como o principal diagnóstico, em Goiás, com quase 9.500 diagnósticos por ano. Doença que é seguida pelo câncer de próstata (2.500 casos) e câncer de mama (1970 casos).
Em território nacional, há a previsão de novos 704 mil casos de câncer; desses, 31% correspondem ao câncer de pele não melanoma. Excluindo esses casos, o primeiro lugar fica com a neoplasia mamária feminina (10,5% dos diagnósticos) e o segundo com o câncer de próstata (10%).
O aumento dos diagnósticos pode ser associado à maior expectativa de vida da população mundial, bem como a piora da qualidade de vida que a população vem enfrentando. Maior grau de sedentarismo e de consumo dos industrializados influenciam diretamente na saúde do ser humano. Para se ter uma ideia, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) ressalta que entre 90 e 95% dos diagnósticos de câncer de mama estão associados a fatores genéticos, enquanto 5 a 10% são ligados à genética.
Portanto, zele de suas escolhas e mantenha suas consultas de rotina em dia, bem como exames básicos. Aproveite, então, que ainda estamos no começo do ano para renovar seu check-up. Aqui no INGOH, contamos com especialidades médicas, laboratório próprio e parceiros terceirizados de exame de imagem.