Home Banco de Sangue Tire suas dúvidas Banco de Sangue Sobre

Sangue é uma substância nobre, responsável pelo transporte do principal combustível de nosso organismo, o oxigênio. Apesar das inúmeras tentativas de se criar um substituto, ainda não pode ser produzido industrialmente. Diariamente, milhares de pessoas precisam de sangue. Sem sangue, a saúde entra em colapso. Não é tarefa fácil manter os estoques. Por isso, cabe a cada um de nós pensar de que maneira um gesto espontâneo como esse pode mudar para sempre a vida de alguém.

Pessoas saudáveis podem e devem doar. Lembre-se: pode ser que um dia alguma pessoa de quem você goste muito (parente, amigo) venha a precisar de sangue. Inclusive você mesmo!

imagem
Tire suas dúvidas - INGOH - Instituto Goiano de Oncologia e HematologiaINGOH - Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia
Banco de Sangue Unidades

Tire suas dúvidas

QUEM DOA SANGUE TEM QUE DOAR SEMPRE?

NÃO.

Você pode doar quantas vezes quiser, desde que esteja em condições físicas para isso. No entanto, é importante respeitar um intervalo mínimo entre as doações, necessário para que o organismo reponha o sangue doado. O intervalo entre doações recomendado é de 60 dias, para os homens, 90 dias para as mulheres. Portanto, em condições normais, as mulheres podem doar 3 vezes e homens 4 vezes no período de 12 meses.

A QUANTIDADE DE SANGUE AUMENTA DEPOIS DA DOAÇÃO?

NÃO.

A quantidade volta ao nível normal.

POSSO CONTRAIR ALGUMA DOENÇA DURANTE A DOAÇÃO?

NÃO.

É impossível que isso aconteça. Todo o material é descartável, só podendo ser utilizado uma única vez. Quando você for doar sangue, repare que a bolsa é retirada de dentro do plástico da fábrica na hora da doação.

DOAR SANGUE FAZ COM QUE O SANGUE FIQUE MAIS GROSSO?

NÃO.

O sangue de uma pessoa normal tem uma densidade própria, que se mantém sempre a mesma, permanecendo igualzinho ao que era antes da doação.

DOAR SANGUE ENGORDA, EMAGRECE OU FAZ MAL À SAÚDE?

NÃO.

Não engorda, nem emagrece, nem enfraquece o doador. Na verdade, nenhuma alteração ocorre em sua saúde.

O mesmo não se pode dizer de quem o recebe, pois ele recebe uma nova chance de viver!

CASO AINDA ESTEJA COM DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO CONOSCO.