Edit Content
Search

Câncer de colo do útero: diagnóstico precoce melhora as chances de sucesso do tratamento

Você esta em:

  1. Home
  2. »
  3. Blog
  4. »
  5. Câncer de colo do útero: diagnóstico precoce melhora as chances de sucesso do tratamento

Indice

Segundo Instituto Nacional de Câncer, há previsão de 17 mil novos casos da doença, em 2023, no Brasil. Papanicolau auxilia na prevenção

Um dos tipos de câncer mais comuns entre a população feminina é o câncer de colo de útero. A neoplasia fica atrás, apenas, dos tumores de mama, colorretal e pulmão. A previsão é que surjam 17 mil novos casos da doença, no Brasil, em 2023, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

No cenário global, o câncer do colo de útero tem aproximadamente 570 mil novos diagnósticos por ano. Isso faz com que ele ocupe a quarta posição das neoplasias mais comuns entre as mulheres, se desconsiderar os tumores de pele. No mesmo período, ele é responsável por 311 mil óbitos, sendo também a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres, de acordo com o Inca.

Esse tipo de neoplasia é causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) capazes de infectar pele e mucosas. Existem mais de 200 tipos de HPV, mas apenas 12 podem provocar câncer.

Em estágio inicial, o câncer de colo de útero, geralmente, não apresenta sintomas, pois eles costumam surgir apenas quando a doença se torna invasiva e acomete os tecidos próximos. Depois da fase inicial os sintomas mais comuns são: sangramento vaginal anormal, menstruação mais prolongada que o habitual e no período de menopausa, secreção vaginal incomum, sangramento e dor em relação sexual, além de dor na região pélvica.

Portanto, é importante manter os exames de rotina em dia e, para isso, é recomendado realizar exames de Papanicolau e pélvicos regularmente a partir do início da atividade sexual. A detecção precoce melhora as chances de sucesso do tratamento da doença. Aqui no Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (INGOH), contamos com uma equipe completa para auxiliar nesse processo – seja de prevenção ou tratamento. Conte conosco!