O INGOH conta com um Centro de Pesquisas Clínicas (CPC) que atua com o objetivo de promover desenvolvimento de conhecimento e investigar temas e conteúdos específicos, relacionados à epidemiologia, diagnóstico e tratamento de doenças em seres humanos. Esses estudos são submetidos a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), por meio de anexação à Plataforma Brasil.

Tal mecanismo garante proteção dos direitos dos participantes, bem como integridade e confidencialidade, além de credibilidade e precisão dos dados coletados e resultados alcançados.

A equipe do CPC-INGOH é coordenada pelo médico cardiologista e pesquisador, Mayler Olombrada, e possui experiência prévia em mais de uma dezena de estudos de fase III e IV nas áreas de oncologia, hematologia, cardiologia, entre outras especialidades, geradas por iniciativa das indústrias farmacêuticas. Todas as pesquisas contam com participação voluntária, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Neste documento, constam informações sobre justificativa e objetivos do estudo, possíveis efeitos, resultados esperados e procedimentos que serão realizados durante a pesquisa, por exemplo. Apesar de o participante só ingressar no estudo após assinatura prévia do TCLE, ele tem o direito de interromper sua participação a qualquer momento, sem danos ou prejuízos ao
voluntário.

O CPC-INGOH tem consciência que, assim como a qualidade técnica, a estrutura física também contribui de forma direta para o bom desenvolvimento da pesquisa. Por isso, o Centro do INGOH conta com uma estrutura própria, com consultórios médicos, sala de espera, local de coleta de sangue e processamento, assim como farmácia exclusiva para armazenar os produtos que estão sob investigação e são entregues pelos patrocinadores. O gerenciamento desses itens também é exclusivo da equipe do CPC, desde o recebimento até o descarte.

Além disso, as salas de armazenamento dos insumos possuem segurança reforçada, com sistema duplo de acesso, sendo chave física e biometria; sistema de vigilância interna com circuito fechado de imagens e Departamento de Qualidade que acompanha todos os processos para que sigam em conformidade com normas regulatórias aplicáveis. Ademais, todo o edifício onde o CPC está instalado conta com gerador elétrico, que garante o fornecimento ininterrupto de energia, o qual possibilita manutenção de temperatura adequada e controlada para a devida conservação dos medicamentos em condições apropriadas.

Sempre com foco em cuidar para que os sujeitos da pesquisa sejam atendidos de acordo com os preceitos éticos e dentro de normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, o CPC-INGOH conta com consultórios e salas administravas que possuem computadores e notebooks com acesso à internet e banheiro privativo e lavabo para adequada higienização das mãos.

Com a missão de cuidar de vidas, promovendo bem-estar com agilidade e segurança, o INGOH regula e apoia pesquisas clínicas para estabelecer uma relação de parceria com empresas dos diversos setores com o objetivo de gerar produção científica e contribuir para potenciais benefícios à saúde humana.

Assessoria de Comunicação | INGOH