Edit Content
Search

Como o médico avalia uma anemia?

Você esta em:

  1. Home
  2. »
  3. Anemias
  4. »
  5. Como o médico avalia uma anemia?

Indice

A consulta médica de um paciente com anemia é um momento crucial para descobrir o que está acontecendo com o corpo e encontrar uma solução. Durante essa avaliação, o médico irá se dedicar completamente a entender a história médica do paciente, incluindo seus sintomas atuais, hábitos de vida e passado médico, buscando sinais da anemia propriamente dita e sinais da causa da anemia.

O exame físico será uma parte importante desse processo, pois o médico vai checar os batimentos cardíacos e pressão arterial, vai avaliar a cor das mucosas, o aspecto de pele e unhas, além de verificar se o baço e os linfonodos estão no tamanho certo.

Outro passo importante é revisar os exames realizados anteriormente para ter uma visão completa da situação. A maioria dos pacientes com anemia vem encaminhados de outros médicos e já fizeram vários exames. Este passo ajuda a agilizar o processo de diagnóstico e evita refazer exames já realizados. Obviamente, alguns poderão precisar ser repetidos.

Os exames de sangue serão solicitados para confirmar a presença de anemia e avaliar se há destruição de hemácias (observado nos testes de hemólise), se a medula óssea está produzindo células vermelhas como deveria (observado nos reticulócitos)  e se há níveis adequados de ferro e vitamina B12. Outras avaliações importantes incluem a função renal, hepática e tireoidiana, a verificação de proteínas anômalas (eletroforese de proteínas), testes para infecções, provas reumatológicas e inflamação.

Se necessário, o médico pode pedir outros exames para descobrir a causa da anemia, como exames de sangue mais específicos (eletroforese de hemoglobina, por exemplo), endoscopias (como a endoscopia digestiva alta e colonoscopia), exames de imagem, avaliação da medula óssea, além de exames moleculares e genéticos. Tudo isso com o objetivo de encontrar a solução ideal e cuidar da saúde do paciente.

Se você tem os sintomas ou já sabe que tem anemia, converse com seu médico sobre o assunto. Cada caso tem suas particularidades e só seu médico sabe todos os detalhes. Dessa forma,  será possível decidir qual tratamento é o mais adequado para você. Em alguns casos, vai precisar de  médico especialista em anemia, que  se chama hematologista.

 

Quer ler mais sobre o assunto? Acesse os textos abaixo.

Entendendo os sintomas da anemia – INGOH

O que o hemograma completo avalia? – INGOH

Anemia por deficiência de ferro – INGOH

Doença Falciforme – INGOH

Síndrome Mielodisplásica (SMD) – parece uma anemia simples, mas não é! – INGOH

Fique atento a esta causa de anemia: Mielofibrose. – INGOH