Home Quimioterapia Para que serve a Quimioterapia? Quimioterapia Sobre

A quimioterapia consiste no emprego de medicamentos, chamados quimioterápicos, para combater células doentes (cancerígenas), destruindo e/ou controlando seu desenvolvimento. O tratamento com medicamentos anticâncer é um dos quatro métodos de se atacar o câncer. Pode ser utilizada com qualquer um dos outros métodos: radioterapia, imunoterapia e cirurgia, dependendo de fatores como tipo de tumor, localização e estágio da doença. Alguns dos medicamentos já estão amplamente testados e são encontrados no comércio. Outros, entretanto, ainda são drogas em investigação, estão sendo extensivamente pesquisadas e não estão disponíveis para todos.

Podem ser ministradas isoladamente (monoquimioterapia) ou combinadas (poliquimioterapia). Sendo esta última a que apresenta resultados mais eficazes, pois consegue maior resposta a cada aplicação, diminui o risco de resistência às drogas e consegue atingir as células em diferentes fases do seu ciclo.

O INGOH está preparado para administrar seu tratamento quimioterápico. Uma equipe experiente sempre comprometida com o seu bem-estar permanece ao seu lado em cada fase do tratamento.

imagem
Para que serve a Quimioterapia? - INGOH - Instituto Goiano de Oncologia e HematologiaINGOH - Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia
Quimioterapia Unidades

Para que serve a Quimioterapia?

Quimioterapia (QT) é um tipo de medicação utilizada para o tratamento do câncer com o objetivo de evitar seu crescimento, reduzí-lo ou mesmo eliminá-lo completamente. Em geral, a QT é administrada pela veia, mas alguns medicamentos já estão disponíveis na forma de comprimidos (pela boca). Existem centenas de tipos de quimioterapia que podem ser usadas sozinhas ou combinadas.

As principais indicações da quimioterapia são:

a- Curativa: Seu Oncologista fala que a intenção da QT é curativa quando seu uso é capaz de levar à resolução completa do tumor, isto é, cura. Os principais exemplos são os linfomas, leucemias e os tumores de testículo.

b- Adjuvante: A QT é chamada de adjuvante quando é utilizada após o tratamento definitivo, por exemplo, cirurgia, com o objetivo de erradicar possíveis focos microscópicos de tumor. Seu papel é portanto preventivo.

c- Neoadjuvante: Quando queremos reduzir o tumor usando quimioterapia antes do tratamento definitivo, por exemplo cirurgia, com o objetivo de torná-la mais fácil ou menos agressiva, chamamos de neoadjuvante.

d- Conversão: A QT tem a indicação de conversão quando queremos tornar uma lesão irressecável em ressecável. Isto é, quando queremos utilizar a quimioterapia para reduzir o tamanho do tumor para permitir seu tratamento definitivo, na maioria das vezes cirurgia.

e- Paliativa: Quando a cura não é mais o foco do tratamento, mas sim o aumento da expectativa de vida com qualidade, dizemos que a intenção é paliativa.