Edit Content
Search

Anatomia Patológica

Como é a área de Anatomia Patológica no INGOH?

O Laboratório de Anatomia Patológica do INGOH realiza inúmeros tipos de exames para analisar alterações morfológicas e funcionais dos tecidos e órgãos do corpo causadas por doenças. 

Esta área é responsável por prestar apoio à Oncologia, e é a partir da realização destes exames que os profissionais de saúde podem fornecer diagnósticos rápidos e precisos na análise de citologias, de peças cirúrgicas e de biópsias, inclusive de neoplasias.

Doenças diagnosticadas por meio da Anatomia Patológica

A anatomia patológica é uma especialidade médica que lida com o diagnóstico de doenças por meio do estudo microscópico de tecidos e células, e pode identificar uma ampla variedade de doenças, incluindo:

  • Câncer
  • Doenças Inflamatórias
  • Doenças Infecciosas
  • Doenças Metabólicas
  • Doenças Genéticas
  • Doenças do Sistema Nervoso

Técnicas que Aplicamos:

Microscopia Óptica

Imuno-histoquímica

Biologia Molecular

Microscopia Eletrônica

Citologia

Como a anatomia patológica contribui para o planejamento de tratamento de câncer?

O serviço de anatomia patológica possibilita a realização de biópsias de congelação, em que o patologista avalia microscópicamente o tecido com suspeita de tumor, fornecendo ao cirurgião informações preciosas quanto à área que deve ser retirada durante a cirurgia. 

É por meio dos exames de anatomia patológica que os médico obtém informações detalhadas sobre as características histopatológicas do tumor, ou seja, aspectos microscópicos e moleculares, que são essenciais para determinar o tipo de câncer, seu estágio, sua agressividade e sua possível resposta a diferentes modalidades de tratamento.

Como fazemos o diagnóstico anatômico patológico

Possuímos uma equipe multidisciplinar de patologistas, médicos e cirurgiões, que atuam em conjunto para o diagnóstico e tratamento do câncer. Conheça um pouco sobre como funciona a realização desses exames:

Passo 1
Coleta de Amostras
Passo 2
Preparação de Amostras
Passo 3
Análise, diagnóstico e laudos
Passo 4
Planejamento de tratamento
Passo 5
Atualização de exames e acompanhamento próximo