Home Especialidades
 
       
Arquivo Especialidades - INGOH - Instituto Goiano de Oncologia e HematologiaINGOH - Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia
Especialidades Conheça cada uma das especialidades. SELECIONE UMA ESPECIALIDADE   FILTRAR POR LETRA:
  • A
  • C
  • D
  • E
  • G
  • H
  • I
  • M
  • N
  • O
  • P
  • R
  • S
 
 
A  
Angiologia e Cirurgia Vascular

O Cirurgião Vascular é o médico responsável pelas doenças que acometem os sistemas arterial, venoso e linfático. Embora seja conhecido mais pelo tratamento de varizes, vasinhos, microvarizes e teleangiectasias, isso é apenas uma parte dessa ampla especialidade e se deve ao fato das varizes serem muito prevalentes em nossa população e possuirem um aspecto estético importante.

O angiologista é o médico responsável pelas doenças clínicas vasculares que não necessitam de cirurgia. Porém é muito difícil separar uma especialidade de outra. Inicialmente porque o paciente que procura o médico não saberá dizer se a conduta será cirúrgica ou não, isso caberá ao médico decidir. Portanto as duas subespecialidades estão intimamente relacionadas, sendo o cirurgião vascular apto a tratar clínicamente das doenças vasculares não cirúrgicas.

O Cirurgião Vascular que possui também titulação para exercer a Cirurgia Endovascular pode utilizar-se de recentes técnicas minimamente invasivas para realizar procedimentos cirurgicos. As novas técnicas endovasculares fornecem uma perspectiva diferente para os pacientes, com tempo de recuperação mais rápido, incisões menores ou ausentes, menos tempo de UTI, internações mais rápidas e outras vantagens.

É uma especialidade médica clínica, que trata doenças como:

  • úlceras arteriais
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral) decorrente de estenose de carótida (isquemia cerebral de origem extracraniana)
  • pé Diabético
  • claudicação (dor ao caminhar, decorrente da isquemia, diminuição da circulação sangínea periférica)
  • aneurismas Arteriais, tanto da Aorta abdominal quanto de outras localizações
  • tromboses arteriais
  • isquemia de membros inferiores
  • obstrução arterial aguda
  • desbridamentos e amputações (cirurgia mutilantes mas potencialmente salvadora de vidas)
  • fasciotomias
  • arterites e vasculites

Médicos que atendem essa especialidade: Dr. Kalley Cavalcante
C  
Cardiologia

Cardiologia é a especialidade médica que diagnostica e trata das doenças do coração e de outros componentes do sistema circulatório. As doenças frequentemente tratadas pelo cardiologista são:

Hipertensão arterial;

Dislipidemia (alterãções do colesterol);

Arritimias;

Doença de Chagas;

Insuficiência Cardíaca;

Angina e Infarto Cardíaco.

 

Médicos que atendem essa especialidade: Dra. Ava Caroline Soares Martins
Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Médicos que atendem essa especialidade: Dr. Teylor Pedro Gerhardt Dr. Geraldo Alves Teixeira
Cirurgia de Coluna

Médicos que atendem essa especialidade: Dr. Rogério Toledo
Cirurgia Oncológica

A Oncologia ou Cancerologia é a especialidade médica que estuda as neoplasias (câncer ou tumores malignos), a forma como essas doenças se desenvolvem, buscando seu tratamento. Na oncologia atual, é de suma importância o tratamento multidisciplinar, devido à enorme complexidade da doença e suas diferentes abordagens terapêuticas. O primeiro objetivo é a cura dos pacientes; caso não seja possível, cabe ao oncologista indicar tratamentos que melhorem a qualidade de vida, permitindo que o paciente fique bem consigo mesmo. A Oncologia Cirúrgica é a especialidade médica responsável pelo tratamento cirúrgico das patologias tumorais, que muitas vezes é o único procedimento necessário para o tratamento do câncer; principalmente nos estadios iniciais. Praticamente todas as especialidades participam do diagnóstico do câncer, e muitas especialidades cirúrgicas também participam do tratamento.

Cirurgia Ortopédica

Médicos que atendem essa especialidade: Dr. Fabiano Matins Inácio
Coloproctologia

Médicos que atendem essa especialidade: Dr. Ayr Nasser Dr. Hilton Pereira Maia
D  
Dermatologia

A pele reveste o corpo humano, sendo considerado o maior órgão. Tem inúmeras funções como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato).

A Dermatologia se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das doenças que envolvem a pele. Além disso, estuda seus anexos (ex.: cabelos, pêlos, unhas, glândula sudoríparas e sebáceas), mucosas (ex: boca e genitais) e tecido subcutâneo.

Nas últimas décadas ampliou suas ações com avanços nas áreas de Cirurgia Dermatológica e Cosmiatria.

Clique aqui para acessar o Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia, voltada ao público em geral.

Médicos que atendem essa especialidade: Dra. Marilene Chaves Silvestre Dra. Karina Pesquero
E  
Endocrinologia e Metabologia

A Endocrinologia é o ramo da Medicina que cuida das alterações das glândulas endócrinas. Glândulas são órgãos que produzem substâncias que vão auxiliar em várias funções do organismo. O organismo possui dois tipos de glândulas, as endócrinas (que secretam hormônios no sangue) e as exócrinas (que secretam substâncias em cavidades internas ou no exterior do corpo). Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento, a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, ajudando a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.

As principais áreas de atuação do endocrinologista são: tratamento do diabetes, da obesidade, de doenças da tireóide, das alterações do ciclo menstrual, osteoporose, da síndrome metabólica (obesidade, alterações da glicose, do colesterol e hipertensão arterial).

Leia mais sobre estes assuntos no site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia:

Síndrome metabólica

Prevenção da Osteoporose

Diabetes

Obesidade

G  
Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Estuda a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.O  médico especialista cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério).

Ginecologia é a especialidade que dedica atenção especial às doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários; tanto no aspecto preventivo quanto no curativo. Durante o período reprodutivo é dado ênfase à questão do planejamento familiar. Durante menopausa e climatério, promove melhor qualidade de vida.

Clique aqui para acessar o site do Ministério da Saúde que enfoca a saúde da mulher.

H  
Hematologia e Hemoterapia

O médico Hematologista estuda, diagnostica e trata doenças do sangue e dos órgãos que produzem o sangue, chamados de órgãos hematopoiéticos. É uma especialidade médica clínica, que trata doenças como:

  • anemias (congênitas ou adquiridas);
  • leucopenias (redução das células brancas de defesa do corpo);
  • hemofilia e outros distúrbios de coagulação (púrpuras, por exemplo);
  • leucemia agudas e crônicas, linfomas, mieloma múltiplo;
  • hemocromatose;
  • hemoglobinopatias (como doença falciforme e talassemias, por exemplo);
  • trombofilias (tendência a apresentar trombose).

Realiza exames como mielograma e biópsia de medula, colhendo e analisando o material.

Hemoterapia é a especialidade médica que utiliza sangue e seus componentes e derivados para tratar doenças, hematológicas ou não, assim como auxíliar o tratamento de grandes queimaduras, politraumatismos e cirurgias.

O Hematologista e Hemoterapeuta  atua tanto na assistência clínica direta em consultórios e hospitais, quanto em laboratórios e em bancos de sangue.

Clique aqui para acessar o Manual da Anemia Falciforme para a Populaçãoproduzido pelo Ministério da Saúde.ABRALE(Associação Brasileira de Leucemia e Linfoma).

ABRASTA(Associação Brasileira de Talassêmicos).

I  
Infectologia

O Infectologista é o especialista no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes acometidos por doenças infecciosas e parasitárias,  sejam estas causadas por vírus, bactérias, fungos,  protozoários ou outros microorganismos. Por ser um especialista acostumado a lidar com doenças localizadas nos mais variados órgãos do corpo, em geral o infectologista também tem uma visão global.

As principais áreas de atuação do infectologista são: febre de diversas origens, hepatites virais, AIDS/HIV, doenças Mono-like, doenças causadas pelo vírus Herpes e sua família, infecções em qualquer sítio do ser humano (pele, sangue, trato respiratório, urinário, etc.), acessória hospitalar na prescrição de antimicrobianos e no controle de infecções hospitalares, vacinação, etc.

Médicos que atendem essa especialidade: Dr. João Alves Araujo Filho
M  
Mastologia

Mastologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o especialista que previne, diagnostica e trata as doenças da mama.

N  
Neurocirurgia

Médicos que atendem essa especialidade: Dr. Rodrigo Alves de Carvalho Cavalcante
Nutrição
Nutrologia

Médicos que atendem essa especialidade: Dra. Samira Stefano
O  
Odontologia Oncológica

Médicos que atendem essa especialidade: Dra. Milene Alves (Odontóloga)
Onco-Hematologia Pediátrica

A Oncologia ou Cancerologia é a especialidade médica que estuda as neoplasias (câncer ou tumores malignos), a forma como essas doenças se desenvolvem, buscando seu tratamento. Na oncologia atual, é de suma importância o tratamento multidisciplinar, devido à enorme complexidade da doença e suas diferentes abordagens terapêuticas. O primeiro objetivo é a cura dos pacientes; caso não seja possível, cabe ao oncologista indicar tratamentos que melhorem a qualidade de vida, permitindo que o paciente fique bem consigo mesmo.

Oncologia pediátrica tem como foco o tratamento das neoplasias que acomentem crianças. Normalmente são pediatras que se especializam no tratamento de tumores e doenças hematológicas da infância.

 

Médicos que atendem essa especialidade: Dra. Renatta Egido Volu
Oncologia Clínica

A Oncologia ou Cancerologia é a especialidade médica que estuda as neoplasias (câncer ou tumores malignos), a forma como essas doenças se desenvolvem, buscando seu tratamento. Na oncologia atual, é de suma importância o tratamento multidisciplinar, devido à enorme complexidade da doença e suas diferentes abordagens terapêuticas. O primeiro objetivo é a cura dos pacientes; caso não seja possível, cabe ao oncologista indicar tratamentos que melhorem a qualidade de vida, permitindo que o paciente fique bem consigo mesmo.

A Oncologia Clínica se ocupa do tratamento clínico das neoplasias, principalmente a prescrição de quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia.

 

Otorrinolaringologia

Médicos que atendem essa especialidade: Dr. Osmar Berquo
P  
Pediatria

Médicos que atendem essa especialidade: Dra. Gyselle Bessa
Proctologia

Médicos que atendem essa especialidade: Dr. Belisa Tiegs
Psicologia Oncológica

Médicos que atendem essa especialidade: Dra. Thatianna Alves Ferreira Resende (Psicóloga)
R  
Reumatologia

A idéia de que as doenças reumáticas são as que acometem apenas o tecido conjuntivo, articulações e ossos nem sempre é correto. Muitos pacientes podem não apresentar estes sintomas e sim sinais de comprometimento do sangue, dos rins, do coração, dos pulmões, da pele, etc. O diagnóstico precoce, estabelecendo causas, tratamentos e conseqüências das diversas doenças reumáticas, é fundamental. Motivo pelo qual se torna importante saber qual a doença de cada paciente, ao invés de simplesmente classificar como "reumatismo".

Dentre as doenças identificadas e tratadas pelo Reumatologista, podemos citar:

- Doenças difusas do tecido conjuntivo - estão relacionadas aos distúrbios do sistema imunológico, que passam a reagir contra uma célula, tecido ou outro antígeno do próprio organismo: lúpus eritematoso sistêmico; artrite reumatoide, esclerose sistêmica, polimiosite e dermatomiosite, síndrome de sjögren, síndrome do anticorpo antifosfolípide.

- Vasculites sistêmicas: arterite de Takayasu, granulomatose de Wegener, arterite temporal, doença de Behçet.

- Espondiloartropatias - doenças da coluna vertebral com ou sem artrite em articulações periféricas e inflamação em outros órgãos como o olho: espondilite anquilosante, síndrome de Reiter, espondiloartropatia da psoríase, espondiloartropatia das doenças inflamatórias intestinais, espondiloartropatias reativas.

- Doenças osteometabólicas - afetam principalmente os ossos: osteoporose, osteomalácea, doença de paget, hiperparatiroidismo.

- Doenças articulares degenerativas - doenças degenerativas das articulações: osteoartrose

- Artropatias Microcristalinas - causadas por microcristais: gota

- Reumatismos extra-articulares - não afetam a articulação propriamente dita: fibromialgia, dor miofascial, tendinites e bursites, esporões do calcâneo, fasciíte plantar.

Médicos que atendem essa especialidade: Dra. Rossana de Moura Guedes
S  
Saúde Funcional Integrativa

Médicos que atendem essa especialidade: Dr. Kleiner Vasconcelos Pinheiro