Carinho e humanização para comemorar o Dia do Sorvete

Data celebrada em 23 de setembro leva alegria e muito sabor para os pacientes da quimioterapia do INGOH

Celebrado em 23 de setembro, o Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (INGOH) comemorou o Dia do Sorvete junto com os pacientes da Quimioterapia. Com o objetivo de humanizar mais a assistência oferecida, a ação buscou entregar sabor e alegria a quem estava em tratamento na unidade. A iniciativa foi acompanhada pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), médicos assistentes e psicóloga e conseguiu agradar pacientes e colaboradores.

Ise Fernandes de Macedo, em tratamento desde 2018 no INGOH, conta o que achou da iniciativa. “Tomei sorvete e amei! Eu só quero agradecer por essa surpresa. Quando se fala de câncer, algumas pessoas acham que estamos morrendo e nos tratam de forma melancólica. Com ações assim, a gente sente vida em cada etapa!”. Outra paciente, Alessandra Francisca dos Santos, revela que gostou da ação por um motivo, em especial: quebra o estigma de hospital, os mitos da doença. Para ela, “trazer a alegria do mundo externo aqui para dentro ajuda, inclusive, a passar o tempo mais rápido, pois deixa o tratamento mais leve. Foi maravilhoso!”.

A psicóloga do ambulatório de Quimioterapia do INGOH, Carla Póvoa, reforça que é importante olhar para a pessoa e não apenas para a doença. Por isso, “humanizar a assistência vai além de oferecer um espaço físico adequado para o paciente. Nesse sentido, ações que quebram o gelo na rotina de tratamento desse paciente podem trazer acolhimento, alívio do estresse e de ansiedade podendo também, construir memórias positivas em relação ao lugar que realiza o tratamento, sendo um espaço para compartilhar experiências entre eles”, reforça a profissional. Confira algumas fotos desse momento delicioso:

Assessoria de Imprensa | INGOH

Deixe um Comentário