Infectologia

O Infectologista é o especialista no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes acometidos por doenças infecciosas e parasitárias,  sejam estas causadas por vírus, bactérias, fungos,  protozoários ou outros microorganismos. Por ser um especialista acostumado a lidar com doenças localizadas nos mais variados órgãos do corpo, em geral o infectologista também tem uma visão global.

As principais áreas de atuação do infectologista são: febre de diversas origens, hepatites virais, AIDS/HIV, doenças Mono-like, doenças causadas pelo vírus Herpes e sua família, infecções em qualquer sítio do ser humano (pele, sangue, trato respiratório, urinário, etc.), acessória hospitalar na prescrição de antimicrobianos e no controle de infecções hospitalares, vacinação, etc.

Etimologicamente:

  • colo (cólon): do latim imp. colon, ou do grego kólon, significando parte do intestino grosso situada entre o íleo e o reto;
  • um procto: do grego proktós, significando ânus e, por extensão, reto;
  • logia: do grego lógos, significando ciência, estudo.

Antes conhecida como Proctologia, a especialidade médica passou a ser melhor referida pelo termo Coloproctologia por incluir também o estudo e abordagem terapêutica das doenças do intestino grosso (cólon).

Médicos que atendem essa especialidade: