Edit Content
Search

Junho Laranja: conscientização sobre leucemia e anemia

Você esta em:

  1. Home
  2. »
  3. Anemias
  4. »
  5. Junho Laranja: conscientização sobre leucemia e anemia

Indice

Leucemia tem estimativa de mais de 11 mil casos entre 2023 e 2025 no Brasil

Uma das campanhas de saúde existentes é o Junho Laranja. O movimento visa alertar a população sobre os riscos da leucemia e da anemia, mas também incentiva a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dessas doenças que podem acometer adultos e crianças. A leucemia tem estimativa de mais de 11 mil casos entre 2023 e 2025, no país. Os dados são da  Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A leucemia atinge os glóbulos brancos e na leucemia aguda, a principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea que substituem as células sanguíneas normais. A doença pode levar à morte se não tratada corretamente.

Como as células sanguíneas são atingidas, há uma diminuição considerável dos glóbulos vermelhos, causando a anemia, cujos sintomas incluem: palidez cansaço, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, entre outros.

Campanhas como essa são extremamente importantes, já que ajudam a disseminar informação sobre as doenças para a população. A leucemia aguda progride rapidamente, portanto, é necessário que o tratamento comece logo após o diagnóstico. A detecção precoce do câncer possibilita tratamentos mais adequados.