Dia Mundial do Doador de Sangue: salvando vidas e fazendo a diferença

Você esta em:

  1. Home
  2. »
  3. Banco de Sangue
  4. »
  5. Dia Mundial do Doador de Sangue: salvando vidas e fazendo a diferença
Dia Mundial do Doador de Sangue: salvando vidas e fazendo a diferença

Indice

Dia Mundial do Doador de Sangue: salvando vidas e fazendo a diferença – Em meio a grande campanha de conscientização ao Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, o Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (INGOH) vem conversar com você sobre a necessidade global de doação de sangue e sobre como todos podem contribuir.

Sabia que 30 minutos são suficientes para você salvar até 4 vidas? No mundo acelerado em que vivemos, muitas vezes esquecemos de parar e refletir sobre o impacto que podemos ter na vida de outras pessoas, mas existe uma maneira simples e poderosa de fazer a diferença: a doação de sangue.

Ao doar sangue, você tem o poder de salvar vidas, proporcionar esperança e construir comunidades mais saudáveis. Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre a importância deste ato e como ele pode desempenhar papel fundamental na vida de outras pessoas.

Salvando vidas

Segundo o Ministério da Saúde, a necessidade de sangue seguro é universal. O sangue é vital para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que estão passando por risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.

Em situações em que uma pessoa está lutando contra uma doença grave ou foi vítima de um acidente, uma transfusão de sangue pode ser fundamental. Nesse contexto, a doação de sangue se torna um elo vital. Ao doar sangue, você fornece os componentes essenciais que podem ajudar a restaurar a saúde e a vitalidade, salvando vidas.

E não para por aí, a doação de sangue é um ato de generosidade e solidariedade, que une pessoas em um bem comum, formando comunidades de doadores comprometidos a fazer a diferença. Essa conexão, esse ato de empatia, proporciona um senso profundo de propósito e satisfação, tornando-se um lembrete poderoso da nossa capacidade de impactar positivamente a vida das pessoas.

Posso ser doador de sangue?

Se interessou e quer ser doador? Pessoas saudáveis podem e devem ser doadoras de sangue, desde que seguindo os critérios básicos definidos pelo Ministério da Saúde, confira:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Viu como é simples? O processo é rápido e seguro, onde um gesto generoso gera um grande resultado: salva vidas. Na nossa página Banco de Sangue você tira suas dúvidas sobre transfusão e confere ainda os cuidados para antes e após a doação de sangue, é só clicar aqui.

 

Dia Mundial do Doador

No dia 14 de junho deste ano, preparamos uma ação especial para os doadores. Para incentivar e promover a doação de sangue, todas as pessoas que vieram doar, no Dia Mundial do Doador, receberam de brinde um milkshake delicioso da Johnny Joy e um brinde exclusivo do INGOH.

Confira como foi esse dia!

INGOH: referência em Banco de Sangue

O Banco de Sangue do INGOH é referência em campanhas e procedimentos para doação de sangue há mais de 50 anos no mercado. Nesse tempo, realizou muitos atendimentos, influenciando positivamente a vida de milhares de pessoas.

Ao chegar no INGOH, você é atendido por uma equipe atenciosa e especializada. No vídeo abaixo você confere o passo a passo de como é fazer uma doação de sangue com a gente. E então, vamos fazer a diferença?

Leia mais sobre o assunto em: Um simples gesto e um grande resultado: doação de sangue salva vidas. E para mais conteúdos como este, siga o INGOH nas redes sociais. Lá você também encontra dicas, notícias e muito mais. Acesse nosso Instagram e Facebook.

Dia Mundial do Doador de Sangue: salvando vidas e fazendo a diferença