Edit Content
Search

Anticoncepcional aumenta risco de câncer de mama, mas benefícios devem ser considerados

Você esta em:

  1. Home
  2. »
  3. Banco de Sangue
  4. »
  5. Anticoncepcional aumenta risco de câncer de mama, mas benefícios devem ser considerados

Indice

Estudo confirma relação entre uso hormonal e aparecimento da neoplasia mamária. Casos mais frequentes são em mulheres com idade avançada

Sabe-se que o aparecimento de câncer de mama está relacionado, entre outros fatores, com o tempo de exposição hormonal das mulheres. Por isso, estudos avaliam a relação entre uso de hormônios contraceptivos e câncer de mama. Recentemente, a pesquisa “Combined andprogestagen-only hormonal contraceptivesandbreastcancerrisk: A UK nested case–controlstudyand meta-analysis” trouxe novos dados sobre o tema.

Os pesquisadores acompanharam dados de, aproximadamente, 10 mil mulheres com idade de até 50 anos e concluíram que há um risco aumentado de câncer de mama, que gira entre 20% e 30%, em especial, naquelas que estão em idade mais avançada. Justamente por isso, os autores reforçam que é muito importante considerar os benefícios de fazer uso de métodos contraceptivos hormonais, em especial na idade fértil.

Para contribuir com essa informação, o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Goiás (SBM-GO) e membro do corpo clínico do INGOH, Alexandre Marchiori diz que “existem muitos benefícios em usar contraceptivo oral” e reforça que, “antes de parar com o seu anticoncepcional, invista em uma qualidade de vida adequada; faça atividade física regularmente, reduza a ingesta de bebida alcoólica, coma de forma balanceada e evite alimentos ultraprocessados. Esses são fatores diretamente ligados ao aparecimento de tumores nas mamas”.

“Temos uma pesquisa robusta que nos auxilia na conduta escolhida entre médico e paciente, mas é importante ressaltar que os riscos mais elevados foram relacionados a mulheres com idades avançadas, público esse que, naturalmente, já está mais propenso ao aparecimento de neoplasias”, reforça o mastologista.

Portanto, considere as vantagens de se usar o anticoncepcional e jamais pare qualquer medicação por conta própria. Se for para te tranquilizar, converse com o seu médico de confiança e tomem a decisão juntos e, sobretudo, mantenha hábitos saudáveis de vida. Se precisar, o INGOH está de portas abertas para te receber!