Edit Content
Search

Dia Internacional da Amizade: importância do amigo no tratamento oncológico

Você esta em:

  1. Home
  2. »
  3. Blog
  4. »
  5. Dia Internacional da Amizade: importância do amigo no tratamento oncológico

Indice

Rede de apoio emocional faz com que pacientes oncológicos recebam acolhimento e validação

Hoje, 20 de julho, celebramos a importância dos amigos! Essa data reforça a reflexão sobre o quanto eles são fundamentais na vida do paciente oncológico, especialmente durante o tratamento – seja ele cirúrgico ou clínico. A jornada contra o câncer é um caminho desafiador e se cercar de pessoas que espalham o bem, o amor e o apoio emocional é importante para o processo.

Ter uma rede de apoio ajuda a dividir as dores e multiplicar as alegrias ao concluir cada etapa do tratamento. Para a psicóloga do INGOH, Wanessa Marsal, a relação de cuidado e troca é um dos momentos mais importantes que o paciente vivencia durante o tratamento.

“O amigo tem esse papel de cuidar e proteger! O paciente oncológico precisa sentir que pode contar com essa pessoa, falar o que está sentindo, ser acolhido e validado. Hoje, nós temos muitos pacientes que escolhem fazer o tratamento acompanhado de um amigo – e não um familiar, como era de costume”, pontua a psicóloga.

Wanessa ressalta ainda que um amigo pode ser considerando um integrante da família do paciente, mesmo sem laços sanguíneos. Ter esse apoio pode gerar um novo ânimo para superar a doença.

“A amizade vai muito além do título, inclusive, é bíblico, pois ‘existem amigos que são mais chegados que irmãos’. Isso acontece devido a essa proximidade, a preocupação e ao olhar de cuidado que os amigos possuem um com o outro. Quem encontra um amigo encontra um tesouro”, ressalta.

Portanto, neste Dia do Amigo e Internacional da Amizade, o INGOH agradece a todos aqueles que são pilares e parceiros de caminhada. E para aqueles que estão passando por um tratamento oncológico, lembrem-se que não estão sozinhos: aqui no INGOH, temos o serviço de psicologia que atende a todos os pacientes da unidade. Você pode e deve solicitar ajuda e, então, compartilhar preocupações, emoções e vitórias. Receba o amor e o apoio daqueles que estão ali por você. Juntos, somos mais fortes!