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INGOH promove ações para o Dia Mundial da Segurança do Paciente

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Campanha “Vamos fazer ouvir a voz do paciente” foi realizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Ouvidoria

Dia Mundial da Segurança do Paciente

Em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado no dia 17 de setembro, o INGOH realizou, durante toda a semana, a campanha “Vamos fazer ouvir a voz do paciente”. Com uma série de ações, o foco foi aumentar o engajamento dos pacientes trazendo-os para o centro do cuidado.

As ações envolveram a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente, Núcleo de Experiência do Paciente e Ouvidoria, com orientações sobre como utilizar o canal de comunicação da ouvidoria, para abertura e realização de feedback, sugestão de melhoria, reclamações e também para elogios a equipe.

Durante a programação, o INGOH também reforçou a importância da aplicação das escalas de riscos, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente, nos setores da oncologia, onde foi discutido o motivo pelo qual os pacientes utilizam a pulseira de identificação e a aplicação das respectivas escalas.

“A equipe de enfermagem explicou a importância da conferência dos descritores contidos na pulseira de identificação que devem ser conferidos antes dos procedimentos e da aplicação de medicamentos a serem realizados no paciente e das escalas de risco para flebite e queda. Caso o paciente apresente alto risco, é colocado na pulseira um adesivo circular que significa um cuidado e atenção maior com o paciente”, completou Camilla Tinoco, enfermeira responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente.

Os pacientes também foram orientados sobre medidas preventivas, como segurar corrimões ao subir escadas e evitar de se levantar rapidamente após a administração de medicamentos.

As TVs da matriz em Goiânia exibiram os resultados de uma pesquisa realizada em maio, na qual os pacientes oncológicos falaram sobre suas prioridades no tratamento. Além disso, também foram realizadas entrevistas com pacientes oncológicos, oportunidade em que eles compartilharam suas experiências e deixaram um recado para as equipes que cuidaram de seus tratamentos.

As ações realizadas pelo INGOH em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente foram uma excelente oportunidade para trazer informação e esclarecimento. “Muitos pacientes relataram não ter conhecimento do quanto é importante a aplicação das escalas de risco. Por isso, nosso objetivo é fazer com que eles estejam verdadeiramente no centro de nossas ações”, conclui Camilla.

O INGOH está comprometido com o engajamento dos pacientes e continuará a promover ações para garantir que a voz do paciente seja ouvida