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Março Lilás – vamos trabalhar a conscientização sobre câncer de colo de útero?

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A Campanha Março Lilás vem no terceiro mês do ano para se alinhar a uma data muito especial, o Dia Internacional da Mulher. Isso é importante por ser o público-alvo da ação,  uma vez que busca a conscientização sobre o câncer de colo de útero. Apesar de já estar em sua reta final, o assunto deve se prolongar durante todos os dias do ano, por isso, o INGOH trouxe a abordagem desse assunto.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, há previsão de 17 mil pacientes diagnosticadas com a doença, a cada ano, até 2025 – o que faz com que o câncer do colo do útero seja o terceiro com maior incidência entre as mulheres brasileiras. Mesma posição encontrada na região Centro-Oeste, com expectativa de 1.440 novos casos no mesmo período.

Entre os principais fatores de risco para esse tipo de câncer, encontra-se a infecção pelo Papilomavírus Humano, que tem mais de 200  subtipos de vírus, sendo que ao menos 14 são considerados oncogênicos. Os tipos de HPV com maior potencial para causar a doença são os genótipos 16 e 18, que estão presentes em 70% dos diagnósticos da doença, conforme estatística da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Dessa forma, o INGOH reforça a importância de manter exames de rotina em dia para bscar eventuais diagnósticos ainda em estágios iniciais. Para contribuir com a saúde da mulher,  lançamos o primeiro serviço de autocoleta para rastreamento do vírus HPV em Goiás. Além de ser mais cômodo e confortável para a paciente, o dispositivo tem alta precisão nos resultados, como os exames realizados em clínicas e laboratórios, além de ser menos invasivo e acessível.

Em breve, vamos trazer informações mais detalhadas sobre esse novo serviço disruptivo do INGOH!