O que é HPV: Conheça essa doença e tire todas as suas dúvidas

Você esta em:

  1. Home
  2. »
  3. Blog
  4. »
  5. O que é HPV: Conheça essa doença e tire todas as suas dúvidas
o que é hpv

Indice

Saber o que é HPV é como abrir um convite para cuidar melhor de si e daqueles que amamos. Esse vírus, chamado de Papilomavírus Humano, está mais presente nas nossas vidas do que imaginamos. Ele pode se alojar na pele ou nas mucosas do corpo, às vezes sem ser notado, e outras vezes, deixando sinais como verrugas genitais.

Mas seu impacto pode ir além, com riscos de evoluir para algo mais sério, como o câncer de colo do útero. É por isso que entender o HPV e buscar tratamento para ele não é apenas conhecimento; é um ato de amor próprio e cuidado com a saúde. Neste artigo, esclarecemos as principais dúvidas sobre o que é essa doença, como preveni-la e quando realizar os exames para HPV.

Como o HPV entra na nossa vida?

Ele chega de mansinho, muitas vezes através do contato íntimo sem proteção, mas não para por aí. O simples toque de pele ou mucosa infectada também pode ser o suficiente para o contágio. E aí está o grande desafio: a infecção por HPV não precisa de sinais visíveis para ser transmitida.

Outras formas de contágio, embora menos comuns, também merecem atenção:

  • Objetos contaminados, como toalhas compartilhadas, podem carregar o vírus;
  • Transmissão no parto, quando a mãe passa o vírus para o bebê em casos específicos.

Com tamanha capacidade de se espalhar, estima-se que quase todas as pessoas sexualmente ativas terão contato com o HPV em algum momento da vida.

 

O que o corpo nos conta?

Nosso corpo tem suas formas de dar sinais, mas essa doença sexualmente transmissível gosta de se esconder. Muitas pessoas vivem com ele sem perceber nada. Quando ele se manifesta, os sintomas mais comuns incluem:

  • Verrugas genitais, pequenas lesões que podem aparecer sozinhas ou em grupo;
  • Alterações na pele ou mucosa, como manchas ou mudanças quase imperceptíveis;
  • Lesões internas, identificadas apenas em exames para HPV, como o Papanicolau.

 

Os tipos de HPV também contam histórias diferentes: uns preferem causar apenas verrugas, enquanto outros, mais perigosos, podem estar ligados ao desenvolvimento de câncer.

 

Como nos proteger do HPV?

A boa notícia é que há diferentes formas de prevenção. E cada cuidado tomado é uma forma de dizer para si mesmo “eu me importo”.

Vacinação

Uma verdadeira aliada contra os tipos mais perigosos do vírus. Oferecida principalmente a adolescentes antes da vida sexual, mas também disponível para adultos, dependendo do caso.

Preservativos

Não eliminam totalmente os riscos, mas ajudam a reduzir significativamente as chances de contágio.

Hábitos saudáveis

Fortalecer o sistema imunológico é uma estratégia poderosa – seja através de uma boa alimentação, exercícios ou cuidando do estresse do dia a dia.

Consultas regulares

Homens e mulheres devem procurar seus médicos- ginecologista e urologista – regularmente e fazer os exames de rotina, como Papanicolau e sorologia do HPV, pois estes funcionam como um farol, iluminando qualquer sinal de perigo antes que ele se torne algo maior.

 

O HPV tem cura?

Para o tratamento do HPV, o nosso corpo tem sua força e é capaz de controlar e até eliminar o vírus sozinho, especialmente quando está forte e bem cuidado, além de ser possível tratar os sintomas e as lesões por ele causadas. Verrugas genitais, por exemplo, podem ser removidas através de procedimentos médicos como crioterapia, cauterização ou uso de medicamentos tópicos. 

Hoje em dia, também existe o Co-Teste, associação da citologia líquida com o teste de HPV por métodos moleculares. Esse exame é capaz de fazer o rastreio do câncer de colo uterino, sendo recomendado internacionalmente (American Cancer Society) e que proporciona maior segurança ao paciente e maior valor preditivo negativo.

 

Quando é hora de buscar ajuda?

A resposta é simples: sempre que houver dúvidas ou mudanças no corpo. Notou algo diferente na pele, mucosa ou em exames de rotina? É hora de consultar um médico.

Cuidar da nossa saúde é uma forma de dizer “eu me amo” todos os dias. E, no caso do HPV, esse cuidado pode fazer toda a diferença na história que escrevemos sobre nós mesmos e nosso bem-estar.

 

Conheça o INGOH: Seu aliado na prevenção e cuidado com o HPV

No INGOH, o cuidado com a sua saúde vai além do diagnóstico; é um abraço em forma de atenção e acolhimento. Aqui, você encontra a segurança de exames de ponta, profissionais que realmente escutam suas preocupações e um espaço preparado para cuidar de você com carinho. 

Seja na prevenção ou no acompanhamento do HPV, o INGOH está ao seu lado, guiando cada passo com humanidade e dedicação, porque acreditar no seu bem-estar é acreditar em uma vida mais plena e saudável. 

Venha nos conhecer e sentir a diferença que o cuidado de verdade pode fazer ou entre em contato para agendar a sua consulta.