Sangria terapêutica

A Sangria ou Flebotomia Terapêutica é um método paliativo simples, que consiste na retirada de uma quantidade de sangue, com a finalidade de aliviar ou evitar alguns sinais e sintomas. O principal objetivo é controlar o aumento da viscosidade sangüínea nas eritrocitoses (aumento das células vermelhas do sangue) e reduzir o conteúdo total de ferrro nas situações de acúmulo de ferro hereditário (Hemocromatose). O sangue retirado não será utilizado em transfusões, mesmo que o paciente atenda os outros requisitos para ser doador.

É um procedimento simples e seguro, mas eventualmente o paciente pode manifestar reações adversas devido à redução transitória de seu volume sangüíneo ou de origem psicológica, que podem ser: palidez, sudorese, náusea, desmaio, dentre outros.

Pode ser realizada regularmente (diária, semanal, mensalmente) ou de forma esporádica. A indicação, volume a ser retirado e a frequência são definidos pelo médico assistente (em geral pneumologista ou nefrologista) em conjunto com o hematologista-hemoterapeuta, sempre considerando o diagnóstico, os testes laboratoriais, os sintomas e eventuais reações adversas em sangrias anteriores.

Leia mais sobre Hemocromatose.

Mostrando 6 comentários
  • Antonio Marcos
    Responder

    Hoje fiz a primeira sessão e não senti nada, tudo realmente é tranquilo, apenas minha pressão arterial deu bem alterada, não sei o motivo.

    • INGOH
      Responder

      Olá, Antonio. A hipotensão pode ser um efeito colateral do procedimento.
      Continue nos acompanhando para mais conteúdos na área da saúde!

  • Wilson
    Responder

    Bom dia! Fiz ontem a minha primeira sangria e no momento somente minha pressão baixou de 12/8 para 10/6 ou 10/07. O que achei estranho é ter acordado com dor na lombar, próximo a bacia, como se eu tivesse praticado esportes que exigissem daquela área. Será que tens alguma ralação?

    • INGOH
      Responder

      Olá, Wilson! Provavelmente não existe relação entre o procedimento e a dor na lombar. Alguns efeitos colaterais da sangria são: cansaço, tontura, sudorese e náusea.

  • Cladeney Cardoso
    Responder

    Estou com dificuldades para encontrar um local mais próximo de minha cidade.

    • INGOH
      Responder

      Olá, Cladeney. Sugerimos que busque um médico hematologista próximo a você, provavelmente ele saberá indicar um local em que você pode realizar o procedimento.

Deixe um Comentário