O que revela esse tipo de exame? Entenda a importância dos testes para a sua saúde e escolha um laboratório referência. |
Você já ouviu falar em exames de curva? Esse tipo de teste, frequentemente solicitado por endocrinologistas, é fundamental para avaliar o funcionamento de diversas glândulas do corpo e diagnosticar doenças como diabetes, distúrbios hormonais e deficiências de crescimento. Mas afinal, o que são esses exames e por que eles são tão importantes?
Os exames de curva são testes que analisam como o corpo reage a um estímulo específico, como a ingestão de glicose ou a administração de um hormônio. Ao longo de um determinado período, são coletadas várias amostras de sangue para medir os níveis de substâncias como hormônios e glicose. Essa variação nos níveis ao longo do tempo forma uma curva, daí o nome do exame.
Segundo a endocrinologista do INGOH Juliana Jaime, os exames de curva são cruciais na endocrinologia porque o sistema hormonal funciona como uma orquestra, com diversas glândulas interagindo entre si. “Nossos hormônios são regulados por feedback, ou seja, as glândulas liberam o hormônio quando ele está baixo no sangue e diminui sua produção, quando está com índice alto no organismo. Então é baseado nessa fisiologia de feedback – estimulação ou inibição – que fechamos diagnósticos e traçamos tratamentos”, explica.
Para exemplificar essa situação, Jaime cita alguns exemplos de exames de curva na prática:
- Curva glicêmica: um dos exames de curva mais comuns, a curva glicêmica é utilizada para diagnosticar diabetes e pré-diabetes. Nele, o paciente ingere uma quantidade específica de glicose e são medidas as variações nos níveis de açúcar no sangue ao longo de algumas horas.
- Testes de estímulo para GH: em crianças, os exames de curva são utilizados, principalmente, para avaliar a produção do hormônio do crescimento (GH). Nesses testes, a criança recebe um estímulo, como a administração de insulina ou clonidina, e são medidas as variações nos níveis de GH no sangue.
Gravidez
Durante a gestação, os exames de curva são essenciais para detectar o diabetes gestacional, uma condição que pode trazer riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. “As pacientes com essa suspeita realizam o exame de curva glicêmica em torno da 28ª semana. Na oportunidade, são realizadas três medidas dos níveis de glicemia, após a administração de 75 gramas de glicose. Se um desses valores der acima do valor referência, já é considerado diabetes gestacional e a paciente precisa ser acompanhada com endócrino e nutricionista a gravidez toda”, afirma a Dra. Juliana Jaime.
Reflexos em várias áreas da vida
Os exames de curva são ferramentas poderosas para diagnosticar e monitorar diversas condições de saúde. Ao avaliar como o corpo reage a estímulos específicos, esses testes ajudam os médicos a identificar desequilíbrios hormonais e outras alterações que podem afetar a qualidade de vida.
Se você tiver alguma dúvida sobre os exames de curva, converse com seu médico e um ponto muito importante: escolha um laboratório de qualidade para analisar os seus resultados, assim como o INGOH. Aqui, temos eficácia técnica e segurança com os seus dados pessoais. Traga seu pedido e faça o exame de forma tranquila, sabendo que a sua segurança estará em primeiro lugar – sempre!